Talvez antecipado

Parece que atualmente, sob diversos nomes equivocados e que induzem ao erro, e quase sempre com uma grande falta de exatidão, os que não se sentem afeitos aos costumes e às leis estabelecidass fazem os primeiros ensaios para organizar-se e para criar para si um direito, enquanto até hoje todos os criminosos, todos os livre-pensadores, todos os homens imorais e celerados vivem desacreditados e fora da lei e perecem sob o peso da má consciência. Dever-se-ia, de antemão, aprovar isto e julgá-lo bem, embora o século futuro perca em seguridade e talvez todos se vejam obrigados a empunhar o fuzil; ainda que fosse só porque há um poder de oposição que recorda sempre que não há moral absoluta e exclusiva e que toda moralidade que se afirma com exclusão de toda outro destrói demasiadas forças vivas e custa bastante caro à humanidade.

Os divergentes, que são sempre os inventivos e os criadores, não devem ser sacrificados; não se deve considerar como desonroso e separar-se da moral na ação e no pensamento; é preciso descarregar o mundo de um imenso peso de má consciência: é preciso que estes fins gerais sejam reconhecidos e fomentados por todas as pessoas honradas que buscam a verdade. Friedrich Nietzsche – Aurora – Reflexões sobre os preconceitos morais.

Anúncios
Esse post foi publicado em Acordar. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Talvez antecipado

  1. Mah disse:

    Adorei a postagem Eliane. Realmente estamos em um mundo onde a moral está deturpada e os costumes estão tornando-se algemas, que acorrentam uma parcela da população que não tem como se libertar.

    Beijos,
    Mah | Livro e Coração

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s