O fluxo da vida

Eu sentia saudades de um tempo que já não existia. Saudades de quem eu fui, das coisas que fazia, saudades da minha turma, de andarmos sempre juntos, saudades de sair toda hora, na verdade, saudades de gostar de sair toda hora, de odiar ficar em casa, de gostar de viajar com uma mochila nas costas sem me importar com nada, saudades de um romantismo que não sinto mais, saudades de uma crença no impossível, em uma infinitude de possibilidades que se abriam em um leque cada vez maior e que hoje se fecha em poucas alternativas.

Não sei porque essas saudades, se hoje já não me interessa andar de uma lado para outro com uma turma ou sair a toda hora, pois sou caseira, se hoje viagens com mochilas parecem-me desconfortáveis e não quero voltar a viajar assim, se hoje aprecio o conhecimento que adquiri da realidade da vida e o romantismo me parece tolo e infantil, se hoje sei das possibilidades que me interessam e o que quero de uma forma genuína e indubitável, assim que conforto traria um leque de inutilidades? Mesmo sem saber o porquê, o fato é que eu sinto muitas saudades.

Talvez as saudades sejam da felicidade fácil que jorrava de meus lábios, da leviandade de andar por aí e não ter exigências, de não ter regras, de tudo ser possível, tudo ser flexível e tudo poder mudar a todo instante. A leveza de simplesmente viver e deixar correr o fluxo da vida com a certeza da felicidade fácil e descartável.

A verdade é que não preciso me preocupar com minhas saudades. Sentimentos não são sempre racionais e matematicamente exatos. Precisamos aceitar o fluxo da vida e viver de acordo com o que somos hoje e respeitar nossa nova forma de viver e encarar a vida. É preciso entender quem se é e viver de acordo. Se hoje sou caseira, devo viver assim, se sou mais agitada, devo saciar minha agitação. O ponto é que tanto faz quem você é, o que gosta de fazer e o que quer. É preciso se conhecer e viver de acordo. Só isso.

Esse post foi publicado em Sonhar. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

